terça-feira, 6 de novembro de 2012

VII Feira Cultural

Nós do 1º ano do ensino médio convidamos você para prestigiar a VII Exposição Cultural,no dia 10/11/12 (sábado) no horario das 09:00 às 14:00 horas nas dependencias do nosso colégio.

Feira do Colégio Zelinda


O evento acontecerá no Colégio Zelinda 
Endereço: Rua Ambrosina do Carmo Buonaguide, 215-Centro de Caieiras-São Paulo

Horario das danças(Educação Infantil e E.Fundamental I):
10:00h: ''Chaves'' -maternal e jardim
10:30h: ''O Sitio do Picapau Amarelo'' - Pré e 1ano
11:00h: ''Toma La Dà Cá'' -2ano A
11:30h: ''Colegial'' -2ano B
11:45h: ''A Grande Familia'' -3ano A e B
12:00h: ''Hoje é Dia de Maria'' -4ano A
12:30h: ''O Auto da Compadecida'' -4ano B
13:00h: ''A Casa das Sete Mulheres'' -5ano A
 
 
Nós do 1º ano do E. Médio ficamos com a Casa das Sete Mulheres (não é a dança)rsrs.......
gente vamos la...todo mundo votando na gente,lembrando que esse ano compretiremos aprenas contra o E. médio,será separado do E. Fundamental,embora a data e o horario seja o mesmo.....
 
Pra quem não conhece a Casa das Sete Mulheres vai aii um resumão:

TRAMA PRINCIPAL
- A Casa das Sete Mulheres, adaptação da obra homônima da escritora gaúcha Letícia Wierzchowski, mostra o papel das mulheres nos bastidores da revolta conhecida como Guerra dos Farrapos.
- Em meados da década de 1830, a situação política se agita no Brasil. Com a abdicação de dom Pedro I, os regentes que assumem o governo não conseguem pacificar a nação e rebeliões explodem em algumas províncias. No Sul, em 1835, eclode a Revolução Farroupilha, de caráter republicano, conhecida também como Guerra dos Farrapos.
- A trama desenvolve-se a partir da ótica das mulheres da família do líder dos farrapos, Bento Gonçalves (Werner Schünemann), tendo como pano de fundo as batalhas contra as tropas do Império. Durante dez anos, tempo que durou o conflito, Ana Joaquina (Bete Mendes), Maria (Nívea Maria), Manuela (Camila Morgado), Rosário (Mariana Ximenes), Mariana (Samara Felippo), Caetana (Eliane Giardini) e Perpétua (Daniela Escobar) refugiam-se em uma estância para esperar a volta dos homens da família. As anotações de Manuela em seu diário conduzem a narrativa, mostrando o convívio dessas mulheres, de idades e temperamentos diferentes, e compondo um histórico da época, por meio de relatos de amores, amizades, frustrações e esperança.
- Ana Joaquina e Maria são irmãs de Bento Gonçalves. A primeira, dona da estância, é uma pessoa conciliadora e bondosa. Ela em nada se parece com Maria, uma mulher amarga e fria que, às vezes, chega à crueldade. Casada com Anselmo (Zé Carlos Machado), Maria tem três filhas: Manuela, uma jovem doce e sensível; a frágil e sonhadora Rosário; e Mariana, irreverente e sempre bem-humorada. Caetana, determinada e de temperamento forte, é esposa de Bento Gonçalves e mãe da reservada Perpétua. Além das sete personagens femininas centrais, há Antônia (Jandira Martini), irmã mais velha de Bento Gonçalves, que vive em uma estância próxima à de Ana.
- Logo no início da trama, Manuela se encanta pelo italiano Giuseppe Garibaldi (Thiago Lacerda) que se hospeda na estância de Ana. E, apesar da oposição dos pais da jovem, que desejam vê-la casada com Joaquim (Rodrigo Faro), filho de Bento Gonçalves, os dois se envolvem. Garibaldi, apaixonado, promete se casar com Manuela.
- O destino, porém, muda o rumo do casal. Durante uma batalha, Anselmo é atingido ao tentar proteger Bento Gonçalves. E, antes de morrer, pede ao cunhado que case sua filha com Joaquim. Ao saber que sua amada já está prometida a outro homem, Garibaldi parte para a guerra, deixando para trás uma sofrida Manuela.
- Na guerra, Garibaldi se envolve com Anita (Giovanna Antonelli), uma mulher casada que, após conhecer e se apaixonar pelo italiano, abandona o marido para juntar-se aos revolucionários. Forte e corajosa, Anita desperta o interesse de Garibaldi, que, aos poucos, se esquece de Manuela.
- O vilão da trama é o traiçoeiro Bento Manoel Ribeiro (Luis Melo). Guerreiro habilidoso e exímio estrategista, ele se torna um dos grandes nomes da revolução. Muda de lado de acordo com suas conveniências, sendo fiel apenas ao amor que sente pela mulher de Bento Gonçalves, Caetana, que o rejeita.
- A história dá uma reviravolta quando Manuela vai atrás de Garibaldi em Laguna, em meio à guerra. Decidida a ficar perto de seu grande amor, ela passa a ajudar os soldados feridos em combate. Sua presença perturba Garibaldi e desperta o ciúme de Anita, incitando a disputa das duas mulheres pelo italiano. Anita engravida, e é Manuela quem faz o parto da criança. No final, para proteger sua família, Garibaldi vai para o Uruguai com a mulher e o filho.
- Depois de inúmeras batalhas e tentativas de acordo, a paz finalmente é assinada e Bento Gonçalves e sua família voltam para casa. Manuela aceita se casar com Joaquim, mas ele desiste ao perceber que a prima ainda ama Garibaldi. A personagem termina a história sozinha.

TRAMAS PARALELAS
Rosário e Estêvão
- O romance entre Rosário e o oficial caramuru Estêvão (Thiago Fragoso) ganha destaque na história. No início da narrativa, ele, um capitão do exército imperial, protege Rosário, que é perseguida por oficiais de sua própria tropa. Os dois se apaixonam à primeira vista. Quando Estêvão fica gravemente ferido, Rosário o leva para a estância onde, sem que ninguém saiba, ele fica sob seus cuidados. Ao se recuperar, Estêvão parte, prometendo voltar.
Mariana e João Gutierrez
- Mariana, a terceira das três filhas de Maria e Anselmo, se envolve com João Gutiérrez (Heitor Martinez), peão da estância. De condições sociais distintas, os dois enfrentam muitos obstáculos para ficarem juntos. Quando Mariana engravida, Maria, transtornada, prende a filha em um quarto. Chocada com a atitude da irmã, Antônia leva a sobrinha para sua casa. No final da história, Mariana e João ficam juntos, com o pequeno Matias. Antônia passa a estância para o nome dos dois, deixando-os emocionados.

Perpétua e Inácio
- Perpétua se envolve com o vizinho Inácio (Marcelo Novaes), casado com Tereza (Sabrina Greve). Seu sentimento de culpa aumenta quando Tereza adoece, e Caetana pede à filha que cuide da mulher. Tereza piora e, antes de morrer, pede a Perpétua que fique com Inácio. O casal, finalmente, pode viver seu amor. No final da história, Perpétua dá à luz uma menina, a quem chama de Tereza.

A amargura de Maria
- No decorrer da trama, descobre-se que Maria, quando jovem, engravidou de seu grande amor, mas abortou a criança por não ter coragem de enfrentar o pai e romper com o casamento arranjado para ela. Reprimida e muito infeliz, ela nunca mais tem notícias do homem que amou de verdade. No final, Maria vai atrás dele e descobre que seu pai mandou matá-lo assim que ela se casou com Anselmo.

Os negros na Guerra dos Farrapos
A participação dos negros na Guerra dos Farrapos também é abordada pela trama. Além do papel de destaque no conflito entre as tropas farroupilhas e o exército imperial, eles têm importante influência na organização e operação das charqueadas – uma das atividades econômicas principais do Rio Grande do Sul na época. Através do núcleo formado por João Congo (Antonio Pompêo), criado pessoal de Bento Gonçalves; o capataz Terêncio (Maurício Gonçalves) e sua mulher Zefina (Viviane Porto); e os criados Luzia (Amanda Lee) e Zé Pedra (Bukassa Kabengele), a minissérie mostra que os escravos das estâncias não estavam submetidos a estrita vigilância nem eram atirados às senzalas, como acontecia em outras províncias do Brasil.
 
 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário